Jump to content
Search In
  • More options...
Find results that contain...
Find results in...
Merovatis

Wildfire Brotherhood - Wb (Brazilian Guild / Guilda Brasileira) [Brazil / Brasil]

Recommended Posts

Estou aceitando todas as novas aplicações lá no nosso site e colocando todo mundo no rank Knight (acima de novato).

Muito em breve poderemos migrar definitivamente para lá para nossos assuntos internos e deixar aqui simplesmente como um "landmark" para pessoas que por acaso chegarem aqui nesse tópico procurando uma guild séria pt/br.

“War is mass murder, conscription is slavery and taxation is robbery.” ― Murray N. Rothbard
alGxc9C.png
✣Junte-se a nós✣

Estou aceitando todas as novas aplicações lá no nosso site e colocando todo mundo no rank Knight (acima de novato).

Muito em breve poderemos migrar definitivamente para lá para nossos assuntos internos e deixar aqui simplesmente como um "landmark" para pessoas que por acaso chegarem aqui nesse tópico procurando uma guild sér

Ola

Eu ja dei o aplly no site e gostaria de ser aceito :)

Edit: Como ja tinha me apresentado no outro topico esqueci de postar minha apresentacao aqui ta ai:

Nome: Pacheco/Islander

Experiência: bom, quanto aos MMOs eu joguei por uns 4 anos ragnarok quando era pago ainda. Joguei tbm bastante Tibia,  The Duel, Grandchase, Perfect World e RFonline. Desde entao passei a jogar somente jogos de outros tipos. Parei de jogar MMOs pela repetitividade do genero. Espero, sinceramente, que CF mude isso.

Cargo: nenhum por enquanto

abs

Edited by pacheco7

Ola

Eu ja dei o aplly no site e gostaria de ser aceito :)

Edit: Como ja tinha me apresentado no outro topico esqueci de postar minha apresentacao aqui ta ai:

Nome: Pacheco/Islander

Experiência: bom, quanto aos MMOs eu joguei por uns 4 anos ragnarok quando era pago ainda. Joguei tbm bastante Tibia,  The Duel, Grandchase, Perfect World e RFonline. Desde entao passei a jogar somente jogos de outros tipos. Parei de jogar MMOs pela repetitividade do genero. Espero, sinceramente, que CF mude isso.

Cargo: nenhum por enquanto

abs

Está aceito!

“War is mass murder, conscription is slavery and taxation is robbery.” ― Murray N. Rothbard
alGxc9C.png
✣Junte-se a nós✣

Pessoal não sei se é besteira

Mas talvez seria uma boa ocultar os nomes dos participantes da guilda...

Pelo menos até poder reservar os nomes dos personagens... Sempre tem babaca pra copiar e travar o nome de personagens...

Sábio conselho

With only poison in my veins!

cm5oDMm.png

Pessoal não sei se é besteira

Mas talvez seria uma boa ocultar os nomes dos participantes da guilda...

Pelo menos até poder reservar os nomes dos personagens... Sempre tem babaca pra copiar e travar o nome de personagens...

Sabias parças, palavra

Se pegarem meu nick só de p00taria, eu mudo meu nick para:

BuukfRDIIAA0_pC.jpg

Kkkkkkkkkkkkk

Então oculta ae quem tem o poder! Treco vc consegue?

Edit: ó a LW tá sendo malandra: http://crowfall.shivtr.com/errors/not_authorized

Edited by kalawatis

"fire made flesh"

TCLfZIr.png

✣Wildfire Brotherhood✣

Kkkkkkkkkkkkk

Então oculta ae quem tem o poder! Treco vc consegue?

Edit: ó a LW tá sendo malandra: http://crowfall.shivtr.com/errors/not_authorized

Não dá para ver o link do fórum dos caras... E você quer que oculte os nomes de personagem do nosso site? Para apenas membros verem? É só tornar todos os fóruns visíveis para membros apenas mas será que tem essa necessidade toda?

Edited by BaSkA

alGxc9C.png
✣Junte-se a nós✣

Ah, aproveito a oportunidade pra me candidatar não só a Master of Whispers mas também a Master of Resources.

E ajuda postar essa relação de pessoas e cargos no fórum da guilda também, se formos mover a discussão pra lá. =o

Fala Kimmykun. Faz um currículo seu com os padrões que a galera tá postando aqui. Eu estou colocando todos em uma postagem principal pra fins de organização.

"Awake, ablaze, alive"
alGxc9C.png
.:Wildfire Brotherhood - Brazil:.

Fala Kimmykun. Faz um currículo seu com os padrões que a galera tá postando aqui. Eu estou colocando todos em uma postagem principal pra fins de organização.

Se der, migra esse post com todas as applications para o nosso fórum. Eu posso "pinnar e lockar" ele para você. Coloca no sub-fórum que você preferir. Aí, depois, fazemos um poll com todos os candidatos.

EDIT - Double Post: Para quem ainda precisa de alistar lá no nosso site, estou colocando várias perguntas ao invés de apenas o nome do character principal. Se der, respondam todas as perguntas de forma séria para que eu descubra se tem como fazer alguma coisa mais elaborada com os dados.

Edited by BaSkA

alGxc9C.png
✣Junte-se a nós✣

Atualização da relação de candidatos aos cargos da guilda. Coloquei mesmo os membros que não querem ser líderes, mas querem fazer parte de certa casa para que saibamos os interesses de cada um. Como sempre, se eu pulei alguém por favor me avisem.

Até agora temos:

-Master Commander (exército):

Lucas Rodrigues (Carrasco Maldito)

Cargo: Master Commander.

Nome/Nickname: Carrasco Maldito.

Experiência: 2 anos de CS (1.6), 6 anos de Tibia (7.9 - 8.6), 1 ano de Gunz 1, 1 ano de Gunz 2.

Por que devo ser escolhido: organização é essencial numa batalha de um jogo de estratégia, dizer o que fazer e em que hora fazer não é uma responsabilidade fácil, uma batalha pode mudar todo o rumo de uma campanha, eu experienciei muito isso no Tibia, que era um jogo que exigia muito mais do comandante do que do comandado, que você tinha que calcular qual lugar bloquear, qual atacar, em questão de segundos, com 30 pessoas esperando o seu comando, não sei o quanto o jogo exigirá nessa questão, só vou saber depois que estudar bastante as mecânicas de combate, mas já me deixo a disposição, justamente pra minimizar os danos que um comando ruim ou a falta de um faria.

Kalawatis

Nome/Nickname: Kalawatis/Alastor

Experiência: 18 anos de jogos eletronicos entre outros. Comecei com D&D (caneta e papel), Magic The Gathering e por ser um leitor voraz de Dragão Brasil e o universo Tormenta, 3D&T. Joguei Vampiro: A máscara duas vezes somente, infelizmente. Nos games comecei com meu adorado Super Nintendinho e o Master System do meu primo e ja joguei quase de TUDO que vcs possam imaginar em console... TUDO mesmo. No PC comecei com Diablo, StarCraft, Total Annihilation: Kingdoms e Heroes of Might and Magic. Meu primeiro MMO foi Tibia, mas em 2004, não cheguei a jogar muito, jogava mais por conta dos meus amigos... Passei para o RFOnline e aí tomei gosto por MMOs e PvP. Aquele jogo era irado! Uma pena como disse o Vaands terminar desse jeito. Joguei muito GW, inclusive até lançarem GW2. Este continuo jogando vez ou outra. Joguei um pouco de WoW, Tera, Archeage, Neverwinter e, pelo que eu me lembro, acho que só!

Cargo:  None!

Por que devo ser escolhido:  Bem não devo ser escolhido, pq como disse antes trabalho e estudo e atualmente não tenho muito tempo para jogar qualquer coisa... Mas Crowfall não podia passar batido e vou arranjar tempo de qualquer jeito para jogar esse jogo! Fico feliz em ajudar, principalmente agora inicialmente para consolidar a guilda e servir como referência para qualquer jogador interessado em se juntar a nós, em especial, aqueles que não gostam de jogar e escrever em inglês (conheço muitos).

E só pra fazer uma pequena complementação do meu post de apresentação, eu gostaria de de ficar ligado à casa militar. Como disse não sei se terei tempo pra me candidatar ao cargo de Lord Commander, e vejo que o LucasRodrigues já pode assumir o cargo, mesmo assim gostaria de ficar ligado a essa casa. Afinal tank e DPS melee sempre foram minha opção de combate!

-Master of Coin (tesouro):

Finnelhir

Nome/Nickname: Finnelhir

Experiência: 16 anos, aproximadamente. Começando por Ultima Online, Ragnarok, T4C..depois WoW, Aion, SWTOR, Lotro, GW2..a lista de mmorpgs é grande. Atualmente no Alp´ha de Albion, Repopulation e Camelot Unchained. Três jogos com craft pesado. Dois deles com um sistema de craft parecido.

Cargo:  Master of Coin

Por que devo ser escolhido:  Buenas, eu sempre fui crafter em todos esses jogos, além de ter uma experiência razoável. No campo pessoal eu estudo resolução de conflitos, então tenho alguma ideia de como organizar pessoas e mante-las funcionando em grupo..ainda mais na parte burocrática e ''chata'', para a maioria. Não é bem a função de Coaching, mas consigo exerce-la. Enfim, é o que eu faço, estudo e gosto e pretendo me especializar. Logo, busca sempre esse tipo de atividade ao jogar.

Do ponto de vista mais prático, eu já estou acostumado com jogos desse tipo (e céus, se alguém já jogou Repopulation...sabe que esse tipo de crafting é quase uma linha de produção fordiana....).

Treco

Peço então, para o senhor Finnelhir para que me aceite como filho bastardo e, assim, poderei ajudá-lo na árdua tarefa de Master of Coin.

P.S.: li o seu motivo para ser escolhido e me identifiquei um pouco, por isso fiz o pedido.

-Master of Whisperers (diplomacia):

Ranbouk

Nome/Nickname: Ranbouk

Experiência: Comecei aos 6 anos de idade jogando Mu Online e Warcraft 3. Cheguei a jogar um pouco de DotA, mas diria o suficiente. Depois migrei para jogos single-player e mais focado em console. Ja aos 14, voltei ao pc com LoL e logo apos Dota 2. Peguei Dark Souls no lancamento em 2011, juntei 2000 horas nele e larguei de lado. Joguei bastante de Guild Wars 2, tenho TESO mas ainda nao entrei de cabeca no jogo. Ja na questao de profissao e habilidades, possuo certificado CPE(Certificate of Proficiency in English) da universidade de Cambridge, fiz curso de design por um tempo(Photoshop e Illustrator) e me adapto muito rapido a ambientes novos.

Por que devo ser escolhido: Sou uma pessoa extremamente sociavel. Caso fosse aplicar para algum cargo, seria relacionado a diplomacia. Curso Psicologia no meu colegial, tenho um excelente nivel de ingles e consigo improvisar em outras linguas, mas seria puramente diplomacia, contato com outros players ou simplesmente traducao de mensagens. Ensino fisica por diversao, mas nao acho que isso ajuda em alguma coisa. Aehoo!

Douglas Kim

Nome: Douglas Kim

Experiência: Algumas experiências mistas (curtas e longas) com Ragnarok, WoW, LoL, DotA 2, EVE Online e Guild Wars 2. Assiduo viciado em Simcity e Civilization, jogos de estratégia em não tempo-real (turnos FTW). Fora dos jogos, trabalho como ilustrador indie fazendo um quadrinho de drama/slice-of-life.

Cargo: Nenhum (Tutor/Master of Whispers talvez?)

Por que devo ser escolhido: Eis a questão, não acredito que deva ser escolhido para nenhum cargo importante, mas tenho uma paciência putástica para lidar com outras pessoas, facilidade pra entender todo e qualquer tipo de conceito se a situação requerir e consigo explicar isso de várias formas simples para outrem. Posso sempre servir como mediador entre novos jogadores e membros mais velhos/experientes da guilda, além de explicar conceitos básicos e avançados do jogo (e da guilda) para novas pessoas.

Vaands

Nome/Nickname: Evandro Ferreira de Araujo Costa Netto / Vands - Vaands - Daotsuki - Halt

Experiência: Comecei jogando jogos de mesa, D&D, Vampira a Mascara e etc.

-Conquer: Joguei por uns meses quando criança, o jogo nunca conseguiu me prender e depois que cansei de pular de um lado para o outro, dropei. -Ragnarok: O jogo que mais marcou minha vida, anos de diversão e ainda joguei no servidor privado do Xilero. -RF Online: Um ótimo jogo que foi destruído por uma péssima empresa, larguei só quando começou a chuva de hack no servidor. -Priston Tale: Depois de Ragnarok, foi um jogo que apesar dos gráficos, me fez perder varias noites de sono. -MU Online: Não posso dizer que me envolvi muito, joguei por pouco tempo, foi divertido no começo mas quando peguei o level cap, não achei mais o que fazer. -Iris Online: O jogo que fez minha namorada jogar comigo xD. Bom jogo porque conseguiu misturar bem o PVE e PVP. Brigas épicas por monstros globais enquanto o resto da guilda segurava as outras para conseguirmos matar a tempo e ficar com o loot. Depois, joguei no servidor BR e representei a guilda em todos os eventos que precisavam de um tank, como no caso da "guilda que mata o world boss com maior velocidade", foi uma otima experiencia.-Dragon Nest: Foi o jogo que me fez gostar de Action MMO, fiquei viciado, as dungeons eram muito divertidas e as raids para matar os dragões eram uma emoção do começo ao fim, ainda tenho meu assassino la, mas parei porque minha guilda ficou desativa e quem sobrou foi para outras. -Spiral Knights: Bem divertido para passar o tempo, parece um jogo de DS, onde você tem apenas que desenvolver seus equipamentos em vez do level, acho que o pessoal do craft iria gostar dele. -Wakfu: Eu gosto de Final Fantasy Tatics, então, eu amei esse jogo. Ótimo sistema de cash shop, não existia P2W. O jogo é de turno e mesmo assim o pvp foi mais emocionante que em muitos jogos. -Dota: Joguei bastante até, mas quando as atualizações pararam na época, o jogo ficou abandonado na sua versão atual e acabou sem graça, e e meus amigos saímos e agora jogamos LOL. -Aurga Kingdom: Foi nesse jogo, no servidor internacional que eu descobri como realmente deveria ser uma guilda, algo que já citei no antigo tópico sobre como espero que nossa guilda se comporte. Achei o jogo bem colorido, mas foi interessante, no entanto, mais para frente, o jogo ficou bem repetitivo e as coisas divertidas que aconteciam apenas no sábado e domingo, não batiam com o tempo que eu passava com minha namorada, querendo ou não, tive que dar um tempo e fui diminuindo o ritmo até parar de jogar. E claro, WOW: joguei até o lançamento do litch king, parei um pouco e voltei no pandaren, não fiquei muito tempo, mas foi diveritdo upar um panda.

Ps: Não vou citar Ragnarok the Legend of The Second.... Porque é tipo: "Tem um pouco de jogo no seu BUG" e não tem nada haver com rag... Rezando para que Tree of Savior venha para resolver essa situação. .

Esses foram os MMO que joguei e que to me lembrando no momento. Isso tudo foi dos meus 8 anos até minha idade atual. No momento, comecei a jogar Wild Star e agora que estou no 26, então não posso falar muito dele, mas, gostei do sistema de hologramas.

Tirando meus jogos online, sempre fui viciado em RPG, seja action ou de turno, devo ter jogado quase todos do ps1, ps2 e agora to nos do ps3. Amo muito os jogos da Nintendo, já que ela fez parte da minha infância. Vou citar alguns como exemplo: persona( III, IV), final fantasy V ao XIII (falta o lightining returns) Tales of (todos da serie), Monster Hunter III, Pokemon (do red ao remake da Ruby), Zelda (orgulhoso em dizer, todos! menos o remake do majoras, não consegui colocar minhas mãos nele ainda). E mais uma infinidade de jogosssssssssssss.

.

Cargo: Nenhum. Desde que entrei na faculdade, eu tenho dificuldade para administrar cosias como ser lider de clan ou ser a mão direita .Agora que cheguei no 5º período de Direito eu estou um pouco mais tranquilo para jogar MMO de novo e tive a sorte de encontrar o CF. Eu gosto de me especializar em ser Tank ou um pouco hibrido virado mais para esse lado, então provavelmente vou querer fazer parte do exercito, no entanto, em alguns casos eu escolho classes como assassino e arqueiro e eu ainda estou ponderando sobre o caso, então, ainda não decidi se vou pra espionagem ou para o exercito.  

Pessoal, acho que vou ser arqueiro mesmo, eu escolho a casa que tiver conexão com espionagem.

-Master of Resources (recursos):

JotaR

Nome: JotaR

Experiência: Comecei jogando muito Rpg's desde q me conheco por gente, sempre fui fa do genero, ate q um dia bati o olho no Tibia, quem nao jogou nao e? Passei um bom tempo jogando tibia e comecei a olhar outros jogos do genero. Desde entao joguei Dark Age of Camelot, Linegea, Mount&Blade, Eve Online, Everquest, Guild Wars 2, WoW e ultimamente jogando WildStar, Archage, Tera e Black Desert. Esses sao alguns q lembro agora, ja passei por muita coisa boa e outras nem tanto, porem esse genero me cativou muito e passo o maior tempo do meu lazer neles.

Cargo: Master of Resources

Por que devo ser escolhido: Em primeiro lugar tenho bastante tempo para me dedicar a guilda, como ja mencionei em outros posts, por isto fiz o pledge do Sapphire para contribuir mais. Sempre fui um cara q busca num jogo explorar o maximo dele, cada detalhe...tenho muita paciencia e curto isso. Conheco bem como fazer isso, ja passei por varias guildas onde aprendi muito em como ter sucesso nesse quesito.

Enfim nao tenho muito oq dizer , somente q gusto de trabalhar em equipe e por isso me identifiquei muito com o pessoal aqui e to achando tudo muito bem organizado e quero muito participar e ajudar esta a crescer.

Antes havia me candidatado tmb a Mester of Judge, por ter esse perfil tmb, porem Resources me atria bastante, ate pq quero q nos beneficiemos mais do Kingdom q terei a disport.

No fim o importante e estarmos unidos, nos divertindo com esse jogo q sera epico!!

Ranzinzo

Nome: Ranzinzo

Experiência: Eu acho que aprendi a jogar vídeo game antes de aprender a falar. Entre os MMORPGs que já participei estão MU Online, Tibia, Runescape, Ragnarok, Grand Chase, World of Warcraft e mais outros, embora minha experiência com MMOs seja pequena se comparada ao fardo de games em geral. Clássicos como Zelda, Age of Mythology, Civilization e Warcraft III, além de muitos, muitos outros.

Cargo: Master of Resources (2º em comando)

Por que devo ser escolhido: Eu gosto de ser prestativo, e quando me comprometo a uma tarefa eu me esforço muito para cumpri-la. Eu posso ser muito organizado e lido muito bem com pessoas, sendo sempre paciente e respeitoso. Sou bom em games, especialmente os de ação + pitada de RPG (estilo Zelda) que sempre foram uma das minhas categorias favoritas. Gosto de explorar cada canto de um game, e na maioria dos meus jogos eu verifico cada canto e cada lixeira pra não deixar passar nada, o que combina com a casa a qual estou me candidatando. Sou uma pessoa fácil de se lidar e nunca causarei problemas por motivos fúteis (estar irritado com algo, por exemplo). Acho que devo ser escolhido porque se a guilda confiar em mim com uma tarefa eu vou dar o máximo de mim para recompensar essa confiança.

-Master Judge (tribunal):

Baska

Nome/Nickname: BaSkA

Experiência: Uns 10 anos de vai-e-vem vários MMOs diferentes, líder de guild em algumas ocasiões em alguns servers privados de WoW, Silkroad e MU Online. Uns 7 anos de DotA & DotA2. Uns 4 anos de CS/GunZ/Rust. 5 anos de engenharia. Inglês fluente~nativo, espanhol, francês e alemão básicos. Fígado com 7 anos de cachaça, vodka, jagermeister e rum. Programo ou já programei em java, javascript, php, delphi, html, c/c++, c#, SQL e python. Gosto de ler, beber, meter, trabalhar, Galão e, principalmente, jogar.

Cargo: Master Judge

Por que devo ser escolhido: Se eu tivesse que me candidatar a algum cargo, ou ajudar a criar, ou ser simplesmente quem vai escrever o básico para o futuro da guild, eu tenho interesse em ser o eunuco, digo, o Master of Whisperers. Me sinto bem em fazer a parte de escrever regras, definir papéis, sub-cargos, protocolos para votações/eleições, fazer o social com os gringos, alianças, etc. Tenho facilidade com palavras e idiomas e, estranho para muitas pessoas, gosto de escrever (faço Exatas por que sou meio burro hu3). Tudo que precisar de estar escrito, manda pro shemale confessor BaSkA que ele corrige, melhora, e devolve. Se precisar de tradução para outras línguas, idem. Tenho interesse em ajudar a escrever o que for preciso para o site/fórum da Guild e ser uma espécie de mediador in-game. Como acho que farei parte do Conselho inicial, acho que vai ajudar ainda mais nesse detalhe de tentar resolver atritos gerais.

Edited by Ranzinzo

"Awake, ablaze, alive"
alGxc9C.png

Se der, migra esse post com todas as applications para o nosso fórum. Eu posso "pinnar e lockar" ele para você. Coloca no sub-fórum que você preferir. Aí, depois, fazemos um poll com todos os candidatos.

EDIT - Double Post: Para quem ainda precisa de alistar lá no nosso site, estou colocando várias perguntas ao invés de apenas o nome do character principal. Se der, respondam todas as perguntas de forma séria para que eu descubra se tem como fazer alguma coisa mais elaborada com os dados.

Vou postar lá o/

"Awake, ablaze, alive"
alGxc9C.png

Vou postar lá o/

Prontinho. Aproveitei e criei um evento da Guild para que todas as candidaturas sejam feitas até dia 4 de Abril (sábado). Aí depois a gente define a duração da votação mas, com o poll lá do nosso site, é muito tranquilo.

alGxc9C.png
✣Junte-se a nós✣

Atualizei uma parada. Quem é visitante não verá nada além da parte de recrutamento

Edit: ainda tem aquela parte lateral que fala o que aconteceu por ultimo, assim como no lantern watch. Deixo aquilo lá ou removo?

Edited by Treco

Não dá para ver o link do fórum dos caras... E você quer que oculte os nomes de personagem do nosso site? Para apenas membros verem? É só tornar todos os fóruns visíveis para membros apenas mas será que tem essa necessidade toda?

Atualizei uma parada. Quem é visitante não verá nada além da parte de recrutamento

Edit: ainda tem aquela parte lateral que fala o que aconteceu por ultimo, assim como no lantern watch. Deixo aquilo lá ou removo?

Então pessoal, sem querer ser mala, eu acho que podia só ocultar a parte dos membros e deixar a a parte de novidades e talvez o Forum visíveis... Para o pessoal que não nos conhece, saber mais um pouco sobre a guilda. Não sei se vcs concordam. O que vcs acham?

Edit: fazer mais ou menos igual a eles só aparecendo talvez o fórum?

Edited by kalawatis

"fire made flesh"

TCLfZIr.png

✣Wildfire Brotherhood✣

Então pessoal, sem querer ser mala, eu acho que podia só ocultar a parte dos membros e deixar a a parte de novidades e talvez o Forum visíveis... Para o pessoal que não nos conhece, saber mais um pouco sobre a guilda. Não sei se vcs concordam. O que vcs acham?

Edit: fazer mais ou menos igual a eles só aparecendo talvez o fórum?

Acho que o Treco conseguiu deixar dum jeito bem bacana, deem uma olhada!

alGxc9C.png
✣Junte-se a nós✣

Já tinha feito na verdade, como Douglas Kim:

Nome: Douglas Kim

Experiência: Algumas experiências mistas (curtas e longas) com Ragnarok, WoW, LoL, DotA 2, EVE Online e Guild Wars 2. Assiduo viciado em Simcity e Civilization, jogos de estratégia em não tempo-real (turnos FTW). Fora dos jogos, trabalho como ilustrador indie fazendo um quadrinho de drama/slice-of-life.

Cargo: Nenhum (Tutor/Master of Whispers talvez?) EDIT: Master of Resources ou cargos secundários dentro de recursos

Por que devo ser escolhido: Eis a questão, não acredito que deva ser escolhido para nenhum cargo importante, mas tenho uma paciência putástica para lidar com outras pessoas, facilidade pra entender todo e qualquer tipo de conceito se a situação requerir e consigo explicar isso de várias formas simples para outrem. Posso sempre servir como mediador entre novos jogadores e membros mais velhos/experientes da guilda, além de explicar conceitos básicos e avançados do jogo (e da guilda) para novas pessoas.

EDIT: No tempo que joguei EVE online, também aprendi algumas coisas sobre logística e planilhas de excel, que sempre ajudam com essas coisas de recursos, acho que poderia dar uma ajudada legal nessa parte também.